terça-feira, 24 de setembro de 2013

A epifania do Paulo Krugman

O Paulo K, gênio acadêmico transformado em radical anti-republicano, disse que ao conhecer a historia da recessão do babysitting co-op em Washington, teve uma epifania: recessões não precisam ocorrer, são uma falha (Keynes "magneto problem") que pode ser facilmente tratada pelo governo...

a história...(real, e que saiu num paper do JMCB em 1977, dos Sweeney):

funcionários com filhos pequenos montam uma cooperativa de babysitting. há um centro coordenador que emite 10 coupons para cada uma das famílias. esses cupons dão direito, cada um, a 30 minutos de babysitting. aí as pessoas podem livremente acumular coupons ou gastá-los. nesse mundo, quem estiver visualizando muitas saídas no futuro, provavelmente vai querer trabalhar de baby-sitter hoje; e quem quiser sair hoje vai gastar seus coupons. tudo funcionando ok.

agora pense nisso aqui: por algum motivo qualquer, todos os membros da co-op não querem sair pra jantar ou ir ao teatro em um dado mês, e portanto não demandam serviço de baby-sitter. querem, de fato, acumular coupons para o futuro, sei la por qual razão. e é um choque agregado: todo mundo quer poupar, ou seja, trabalhar de baby-sitter, mas ninguém querendo usar esse serviço, vai dar encrenca: ninguém sai a noite para passear e o fato de não se conseguir acumular coupons aumenta ainda mais essa vontade de poupar precaucionariamente, ou seja, as saídas tombam mais e por mais tempo. estamos, claro, numa recessão.

aí o comitê central tem a sua epifania: imprime coupons , monetizando a economia do co-op. com vários coupons extras nas mãos, alguns casais se sentiram tranquilizados em relação a sua capacidade futura de comprar serviços de babysitting, cortaram a poupança precaucionaria e começaram a sair para jantar. a recessão chegou ao fim...

preços rígidos, paul:

o que o paul não disse quando contou essa historia no livrinho interessante dele, de 2008, the return of depression economics, foi que a causa da recessão foram os preços rígidos: ninguém querendo sair e a negada toda querendo trabalhar de babysitter, o que deveria ocorrer? o preço (1coupom = 30 min) deveria mudar, sei lá, para "eu aceito receber 1 coupom por 2hs de trabalho!" . aí algumas pessoas iam começar a sair pra jantar! mas isso não aconteceu, alguma convenção social impediu esse ajuste no valor do coupom para baixo, e a única maneira de inflacionar essa economia foi emitindo moeda.

4 comentários:

  1. Sinto vergonha do Krugman se metendo em macroeconômia

    ResponderExcluir
  2. Dudu, Ok ele "pulou" a parte da rigidez nominal da explicação... mas isso invalida de alguma forma o argumento?
    Obrigado e abçs
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. ele contou essa historinha faz tempo, la naquele "Vendendo Prosperidade"
    by the way, como o salario dos empregados nunca serao flexiveis a teoria passa a ser a que mais se aproxima da realidade.

    ResponderExcluir