segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Contra o Optimal Control

Em algum post anterior eu expliquei (parca e porcamente, como sempre) que a política ótima no zero lower bound implica num problema de time inconsistency. O ideal é os juros permanecerem baixos por tempo prolongado mesmo depois que a economia se recupere (inflação e desemprego de volta ao steady state), mas há o problema de fazer essa política ser crível, já que ela implica em overshoot de inflação (e emprego).

No encontro do FMI eu vi o Laurêncio Summers se colocar contrário ao optimal control da Yellen ou, melhor dizendo, a tentativa de criar um commitment para que os juros não subam quando a economia americana estiver recuperada. De acordo com ele (ou com a minha interpretação do que ele disse), o mundo tem tantas incertezas, que é melhor não criar commitment nenhum. Achei meio estranho, mas acho que comprei, sei lá.

Entendo que a teoria seja que se houver muito risco a existência de commitment passa a ser ruim, mesmo com time inconsistency. Contudo, desde que se possa fazer contratos para tudo, daria para fazer commitment que só funcionasse dentro de um certo intervalo. Fora desse intervalo (e.g., inflação acima de 3%) o commitment cessaria. (se não me engano a Susanne Lohman tem um paper com isso). O problema é pensar em todas as contingências e fazer um contrato para todas elas, mas nos modelos esse problema nunca aparece...

2 comentários:

  1. Será que esse cenário de path com commitment 'incondicional' é tão difícil de precificar? A incerteza sobre inflação e o emprego seria tal que a possibilidade de um desvio torne proibitivo o commitment com uma trajetória gradual de recuperação de juros? Acho que os cenários lá estão meio que desenhados, é tudo uma questão de tempo e o Fed vai coordenar a saída do zlb.O mercado futuro é nervoso mesmo, sem muita volatilidade não tem graça, o importante é estar ancorado.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu era criança e achava que um dia eu conseguiria escrever modelos legais eu li esse paper ai de "escape clauses", eh um AER 92. Tem conta pracacete, mas eh legal.

    Seu post está muito claro

    ResponderExcluir