quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Luiz Ruffato na Alemanha

Esse não é um post de economia.

O Luiz Ruffato, para quem não sabe, é um escritor brasileiro de grande qualidade. Foi lá esses dias junto com uma comitiva de 70 na Buchmesse de Frankfurt, que homenageou o Brasil esse ano.

Seu discurso foi na minha opinião uma peça lamentável. Ao invés de falar da literatura brasileira, ou da sua experiência como escritor, ele quis falar de Economia. Largou um "capitalismo selvagem" e outras besteiras do tipo.

Ruffato vem de uma família pobre, muito pobre, trabalhou de pipoqueiro e hoje é um escritor de peso. Sua história pessoal influenciou seu discurso, claro. Mas isso não muda o fato de seu discurso ter sido pobre, equivocado, mostrando claro desconhecimento sobre o que aconteceu com o Brasil nas últimas décadas, que trouxeram melhoras muito importantes em quase todas as dimensões sócioeconômicas.

O fato do Ruffato ter sido muito aplaudido mostra que é importante demais o esforço de divulgação de noções de economia para uma parcela mais ampla da população. O básico da teoria e o básico dos dados é o que preconizo como essencial para formação de um cidadão (que obviamente inclui outras coisas, como por exemplo a literatura).

Luiz Ruffato disse que se a literatura pôde (eu gosto desse acento) mudar sua vida, ela pode mudar o mundo. Acrescento que para termos um mundo melhor, mais gente precisa também entender os erros crassos do seu discurso na Alemanha. 

13 comentários:

  1. Vocês já pensaram em criar um think tank liberal no Brasil ? O único que eu conheço aqui é o Instituto Mises Brasil, mas ele foi dominado por retardados anarco-capitalistas seguidores da seita de Rothbard. Os únicos lugares que é possível conseguir boas informações são com meia dúzia de colunistas liberais na grande mídia e na blogosfera com vocês, o Mansueto, o Sachsida, o Mansueto, o Shikida, o Monasteiro e cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, há também as seguintes iniciativas interessantes:
      - Ordem Livre: http://www.ordemlivre.org/
      - Estudantes Pela Liberdade: http://www.epl.org.br/
      - Instituto Millenium: http://www.imil.org.br/
      - Portal Libertarianismo: http://www.libertarianismo.org/

      Excluir
  2. Gostei da expressâo "retardados anarco-capitalistas seguidores da seita de Rothbard".

    De fato, são iguais (ou piores) que os retardados do outro lado do muro......

    ResponderExcluir
  3. Você poderia ser um pouco mais claro? Concordo que termos como 'capitalismo selvagem' e dados como '75% da riqueza está nas mãos dos 10% blabla' são meio bobos, mas acho que existem verdades históricas em seu discurso. Ignorar os trabalhos de nossos historiadores, que apontam a nossa dependência histórica e o problema dos negros e índios, é tão bobo quanto, na minha humilde opinião. A cadeira de história econômica tem peso muito importante na formação de um economista.

    ResponderExcluir
  4. Cesg pensa bem, os burocratas do MEC já iam colocar um Celso Furtado de leitura obrigatória, e um livro texto elaborado a pedidos pelo Bresser, melhor deixar como está.

    ResponderExcluir
  5. Custava ter a cortesia de ter colocado um link para o discurso do cara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, e sobrou educação nesse comentário. Usa o google, mané.

      http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,leia-a-integra-do-discurso-de-luiz-ruffato-na-abertura-da-feira-do-livro-de-frankfurt,1083463,0.htm

      Ou pergunta lá no posto Ypiranga.

      Excluir
    2. Fiz uma pergunta. Se você viu má educação nisso, sugiro que ligue para a sua professorinha de português do quarto ano do ensino fundamental.

      Se quer ver um exemplo transparente de grosseria, leia o seu próprio comentário.

      Tudo pode ser achado através do google. Mas se o professor já leu o artigo, colocar um link para a fonte seria sem custo e mostraria consideração com quem visita o blog regularmente. Fique calmo porque é apenas uma sugestão.

      Obrigado por ter perdido seu tempo trazendo um link.

      Excluir
    3. Foi grosso de novo. "Pode colocar um link para o discurso, por favor?" é completamente diferente de "Custava ter...?"

      Não desestimulem os autores a postarem aqui com comentários mal-agradecidos.

      Anônima diferente do anônimo acima

      Excluir
  6. Esse aqui também deu pano pra manga

    http://entretenimento.uol.com.br/noticias/deutsche-welle/2013/10/06/apos-boicotar-feira-de-frankfurt-paulo-coelho-critica-governo-brasileiro.htm

    ResponderExcluir
  7. Fizeram uma lista dos clichês do discurso dele:

    http://scriptogr.am/otosetto/post/proclamar-a-singularidade

    ResponderExcluir
  8. O ministério gastou R$20 milhões dos negros e índios e mandou somente um escritor negro e nenhum índio.

    ResponderExcluir
  9. O discurso do cara tá recheado de verdades. Não tem nada de lamentável. Talvez a vergonha de passar vexame na frente de gringo seja um estímulo que nos faltava.

    ResponderExcluir